Barra de Santo Antônio é cortada pelo Rio Santo Antônio e conservam características únicas de arrecifes que formam piscinas naturais. E foi uma das cidades de Alagoas que apresentou grande destaque na saúde. O município tem a 6ª melhor atenção primária da 1ª Região de Saúde de Alagoas.
O compromisso com o trabalho e a gestão eficiente dos recursos, a logística cotidiana dos processos, as visitas as comunidades e o atendimento humanizado, foram um dos motivos que as ações da saúde de Barra de Santo Antônio (AL) alcançaram grande destaque na área da saúde.
O ISF do município passou de 2,85 no 2º quadrimestre de 2021 para 7,98 no segundo de 2022. E atualmente em 2023 atingiu 8,61 pontos e ficou na 6ª colocação entre os 12 municípios da 1ª Região de Saúde, em primeiro lugar entre os vizinhos, na posição 60 entre os 102 municípios de Alagoas e na posição 1.725 entre 5.500 municípios no Brasil. De acordo com a Secretaria de Saúde, Aurélia Maria, este resultado é referente a uma excelente gestão municipal feita pela prefeita Lívia Carla e o compromisso em realizar ações integrais.
Barra de Santo Antônio
Com 16.201 habitantes, o município de Barra de Santo Antônio tem 100% de cobertura da APS. Atualmente, a cidade conta com 07 Unidades de Saúde da Família, e nelas atuam 42 agentes comunitários de saúde, 08 médicos e 07 enfermeiras, que realizam milhares de atendimentos fortalecendo as ações na atenção básica.
O município garante diversos serviços relacionados a saúde tais como: o pré-natal, a citologia, cuidados com hipertensão, diabetes, o cuidado à saúde bucal das gestantes e a cobertura de vacinação.