A Escola Municipal 7 de Setembro se encontra sem as condições necessárias para que as aulas presenciais sejam ministradas, e a Secretaria Municipal de Educação resolveu, com a anuência de pais e mestres, ministrar aulas no sistema on-line, até que os problemas sejam sanados.
A atual gestão iniciou uma reforma para a instalação de condicionadores de ar em todas as escolas da rede municipal, no entanto as instalações elétricas existentes na referida escola, que foram feitas na gestão anterior, eram instalações precárias e de baixa potência, causando aquecimento das fiações totalmente inapropriadas para uma instituição de ensino deste porte, que serviam apenas para ventiladores e lâmpadas, pois quando outros equipamentos eram ligados, acontecia a queima com risco de incêndio.
Essas instalações foram feitas em reforma realizada em 2019 na gestão da ex-prefeita Emanuela Moura, que teve estimativa de gastos de 300 mil reais.
Vale salientar, inclusive, que após a referida reforma, o telhado da escola cedeu por completo dias depois, causando pânico e quase uma catástrofe a integridade de alunos e funcionários da unidade escolar. Por obra divina, tudo aconteceu pouco tempo depois do último funcionário sair da escola.
A atual gestão vem realizando reformas de todas as unidades escolares do município, a exemplo da Escola Municipal Edjackson Leocádio que foi entregue totalmente climatizada e com a instalação de uma subestação para comportar os avanços, tais como, laboratório de robótica, laboratório de ciências e matemática, aulas em 3D, se transformando em uma escola modelo, assim como será a Escola Municipal 7 de Setembro quando for entregue a comunidade escolar.